«O teste deu positivo… ☹»
Testemunho breve de um jovem cristão e assistente operacional infetado com Covid-19
Olá eu sou o Ricardo André Silva Ribeiro, tenho 24 anos, pertenço à paróquia de Águas Santas, na Maia e trabalho num hospital. O hospital que por sinal, neste momento, tem mais casos deste vírus que atualmente atormenta as nossas vidas: Coronavírus (Covid-19) ou SARS COV-2.
Candidatei-me a uma bolsa de assistentes operacionais no hospital, como muitas outras pessoas e entrei. Fiquei animadíssimo! Trabalho nos cuidados intensivos da urgência, ou seja, vejo um pouco de tudo…entubados, politraumatizados, PCR’s…enfim…muito bom e muito mau!
Gosto do trabalho que tenho! Nós profissionais de saúde temos de ter uma força mental muito grande, não é só dizer: “eu sou profissional de saúde!”! É preciso saber sê-lo. Hoje sou profissional de saúde, mas já trabalhei em lares também. Eu gosto da adrenalina de trabalhar num hospital e no serviço em que estou, aprendo coisas novas, trabalho com muitas equipas, lido com os doentes e assisto a coisas incríveis!!! Custa fazer noites, dias, tardes, turnos enfim, e chegar a casa estourado! Rimos, choramos, discutimos…mas somos família!
Bem eu comecei a ter sintomas na sexta feira dia 10/04/2020. Tosse, dor de garganta, pensando eu que não havia problema nenhum continuei no exercício das minhas funções e turnos.
No domingo eu fazia o turno da manhã e acordei cheio de dores de cabeça, garganta e dores musculares. Fui fazer o teste, ora bem, pensando eu que ia dar negativo, mas não…ligaram-me e disseram-me: “o seu teste deu positivo!” ☹ e tudo aí logo mudou, como por exemplo o tipo de isolamento. No domingo já tinha ficado em isolamento, mas agora, estar confinado a um quarto, sem poder sair e sentir aquele medo de infetar outros…é um stress muito grande ver a vossa família trazer-vos a comida e estar a dois metros deles, sem um abraço e um beijo…é muito complicado!
Ser contactado todos os dias pelo Serviço de Doenças Infeciosas, pelos médicos, a perguntar como estou e eu a dizer todos os sintomas e o que sinto…é complicado!
Mas…nunca nos podemos esquecer que Deus está connosco. Nunca esqueço que Deus está ao pé de mim… eu passei por uma fase má em bebé e tive vários problemas, mas Deus quis que eu sobrevivesse e agora estou aqui “apenas” a passar mais um problema! Confio n’Ele e que vai ficar tudo bem!
Sou um jovem cristão ativo na minha paróquia e por onde passo na minha vida. Pertenço a vários movimentos paroquiais e adoro música! Aliás a música é a minha vida! Sou guitarrista, mas seja guitarra, percussão, teclas, cordas…seja o que for, para mim tudo é música!
A minha guitarra é a minha companheira de sempre! Pego nela e viajo…sensação de liberdade, conforto, paz…. o mundo pára ali naquele momento em que pego num instrumento! Com ou sem tablaturas ou notas à frente…eu chego lá com as minhas mãos, o meu ouvido, a minha guitarra e a minha fé!
Sou bom ou pelo menos procuro ser, naquilo que faço e amo tudo o que faço. Ás vezes posso estar com cara de mau e resmungar, mas considero que Deus fez de mim uma boa pessoa, e ajudo sempre quem mais precisa. Sou o primeiro a dar mão! Por isso deixo-vos um alerta…é como diz o outro: “Eu deixei a minha casa para cuidar dos teus, vais tu cuidar dos meus?” Lembrem-se que é muito importante: Por favor, fiquem em casa! Protejam-se e ajudem-nos a que isto não se torne pior do que já está e acreditem! Acreditem que juntos vamos ganhar esta guerra!!! Deus está do nosso lado!
Ricardo Ribeiro